sexta-feira, maio 19, 2006

Mao Tse-Tung e os Carteiros ....


Desde ja' começo por apresentar as personagens ao incauto leitor:
Mao Tse-Tung

Mao foi o responsável pela reunificação da China desde que o país foi dominado por estrangeiros, na Guerra do Ópio. Junto a Zhu De, foi co-fundador do Exército Vermelho, em 1927. Depois de ganhar o poder, iniciou a transformação dos processos de produção e sociais, em moldes stalinistas. Estas transformações levaram à brutal escassez e fome de 1959-1961. Iniciou a chamada Revolução Cultural que culminou com humilhantes purgações políticas, prisão e tortura de milhões de pessoas, numa destruição massiva de grande parte do milenar legado cultural da China. Conhecido por “Presidente Mao" no Ocidente, na China era chamado apenas de O Presidente. Apesar dos muitos erros, construiu uma nação que tornou-se, de subserviente aos estrangeiros, numa das maiores potências do mundo.

O Carteiro

Funcionario das Correios que entrega cartas e encomentas no destino.

Pronto estando ambos apresentados o que acham que este homem (Mao) e estes profissionas (Carteiros), poderam ter em comum?

Não! para aqueles com grandes motivações politicas devem pensar que tem a ver com o socialismo e como todos somos iguais na altura de receber uma carta.

Eu tenho uma teoria, que alguns carteiros especialmente nas zonas rurais tem a foto de MAO no seu cacifo. E eu passo a explicar porque! Quando MAO subiu ao poder lançou uma lei que ordenava a morte de todos os cães, e quem e' o inimigo numero um dos carteiros?

6 comentários:

NAM disse...

Tu tens a certeza disso???
Na Wikipédia, relativamente a extermínio de animais só referem os tigres.

"Em 1959 declarou os tigres uma praga. Até então eram muito comuns na China, e então iniciou-se uma perseguição feroz que os reduziu a 200 em 1976."

NAM disse...

Bem, tendo em conta o aforismo "Quem não tem cão caça com gato", se calhar o chinês comum tinha um tigre a proteger a sua residência...

Artur disse...

IN: http://www.an-group.org/x_sirius.htm


Dog eating died out during the Cultural Revolution of 1966-76 when Red Guards rampaged through the country killing dogs even those raised for food - because they were regarded as a bourgeoise extravagance.

NAM disse...

Ok e mais animais que ele tentou extinguir, alguém sabe?

Rivera disse...

Bem... mas que ligação mais marada. Eu realmente não iria chegar lá sozinha.O Mao e os carteiros terem tanto em comum...

Anónimo disse...

constato com o passar das semanas, que este sim, é um blog que transpira cultura... é portanto naqueles dias de maior sanidade mental que o tento ler atentamente e fico deslumbrada... não com o seu conteúdo que é importante por si só, dá sabedoria e não deslumbre, mas pela minha falta de capacidade em compreender a maior parte do seu conteúdo... talvez seja porque deixei de ler há algum tempo... talvez seja por sou estúpida... mas este blog faz-me querer saber mais ;)

Não, não era uma brincadeira.. é um elogio.

Um abraço artur.