terça-feira, fevereiro 27, 2007

Carlos Silva 1962-1998


Este nome e' ficticio, esta personagem não e' mais que o portugues comum, assalariado, com um T2, nos arredores de Lisboa.
E pergunta-me o leitor, porque e' que eu estou a falar de uma personagem tão normal, porque eu quero inserir este Portugues, como o maior portugues de sempre, ou pelo menos no Top 10.
Nasceu quando ainda estava no Governo, um dos propostos (Antonio Oliveira Salazar), que graças a isso o fez nascer no Sec. XIX, e não mesmo a meio do Sec. XX, e que apesar disso conseguiu viver para la' do desputa que "tanto fez" por Portugal, suportou o 25 Abril 1974 e todas as loucuras revolucionarias com 12 anos, apenas tendo como boa memoria, o facto de não ter tido aulas naquele dia, e ter passado de ano sem grande esforço, achou um pouco estranho as pessoas passarem a ser todos camaradas, quando se via Alvaro Cunhal, como o salvador da nação. Passou dificuldades pois os pais ficaram desempregados quando foi nacionalizada a empresa onde ambos trabalhavam, apos apenas dois meses de gestão fortemente danosa.
Mas viu este politico perder o poder e vir outro, com politicas economicas mais austeras (Mario Soares) que sobrecarregaram ainda mais as dificuldades da Familia, forçando-o a sair da escola antes de acabar o Liceu, estava a trabalhar como Pedreiro quando morreu aquele que se dizia o proximo salvador da nação (Sá Carneiro), ao menos deste não guardou más memorias tão pouco tempo esteve no governo, vieram outros que pouco lhe facilitaram a vida repetiram-se alguns, e durante dez anos construiu estradas para o governante (Cavaco Silva) que mais tempo esteve no governo que ele se lembre, guarda boas memorias pois teve sempre trabalho e conseguiu sustentar a familia que entretanto formou, mas o trabalho fisico, nem sempre bem pago deixou marcas, começou a construir a Feira Mundial, conhecida como Expo, onde ja' no fim do tempo de construção, e a trabalhar a pressa para a inauguração, teve um acidente de trabalho não tendo qualquer seguro ou assistencia medica, morreu a espera numa urgencia de um Hospital Publico, antes de ver a obra em que trabalhava construida.
E aqui vai a minha proposta por ter aturado uma boa parte dos propostos, e ter aguentado estoicamente ate' ao momento em que caiu, este e' o Maior Portugues de todos os tempos.
Não conto aqui com outras personagens como Dom Afonso Henriques que ao separar-se de Castela, nos deixou entregues a estes tipos.

2 comentários:

bone daddy disse...

LLLOOOLLLLLL!!! Grande post!!! Muito bom! E mai nada!

Eu cá votava nesse gajo mas, como ele não fazia parte da lista, acabei por votar no Camões que sempre tive como aquele poeta que não era abichanado. Para além de andar à porrada como gente grande ainda, ao que parece, era um engatatão de primeira e comia as gajas todas das redondezas.
Há que ver que um gajo que consegue contar a história de Portugal num livro grande como tudo com estrofes de 10 versos, versos de 10 sílabas e o mesmo esquema rímico (abababcc) e ainda ter tempo para andar à porrada e comer gajas só pode ser um grande homem...

bone daddy disse...

Epá, este comentário inspirou-me para escrever um post sobre isto... :p