quinta-feira, maio 04, 2006

Promessas quebradas....

Estou a escrever a quem me lê, para me queixar.
Não que a culpa seja do Leitor, pensando bem, nem se consegue saber de quem é a culpa. Eu estou a falar de promessas feitas e promessas quebradas, mas antes que dê um aneurisma ou um outro dano cerebral ao desinformado leitor a tentar perceber, eu explico!
Durante a decada de 80 (para aqueles que se lembram), começaram a massificar-se os computadores pessoais, e as frases que se ouviam eram as seguintes:
- Este computador faz o trabalho de 100 homens.
- Graças a este novo aparelho (normalmente um computador), vai ser possivel encurtar o trabalho que demoraria uma semana para apenas um dia.
- Etc. Etc.
O que nos levou a pensar na altura, que no ano 2000 (ha' seis anos atrás), iamos ter muito mais tempo, iamos conseguir deixar a vida dedicada ao trabalho, para termos muito mais tempo livre. Houve até quem descuti-se que tinha-mos um problema o de como gastar esse tempo livre.

Mas no entanto... , o que aconteceu foi cada empregado começou a fazer o trabalho de 100 homens, graças a velocidade dos computadores temos que correr muito mais, para tentar acompanha-los, e sentimos que não temos nenhum tempo livre. Deitamos-nos mais tarde que nunca para tentar gozar algum tempo livre. E porque? Porque da mesma forma que foram aumentada a capacidade de produção, ficamos com desejo do que nao precisamos, coisas como ..., telemoveis que tiram fotos, que nos "precisamos" muito. Ainda me lembro quando podiamos viver sem telemoveis e não sentiamos falta nenhuma deles, e com esses veio a promessa de liberdade e tudo o que conseguimos foi a trela mais longa do mundo. E ainda ha alguem que queira falar dos politicos ....

2 comentários:

JAP disse...

Grande verdade, a maior trela do mundo... Por acaso já me custa um pouco lembrar-me como é que as pessoas combinavam as coisas antes do tlm.

NAM disse...

Epá é exactamente sobre a organização da "vida moderna" que ando a debruçar-me.
Um dia destes ainda falo mais detalhadamente sobre o assunto, mas por agora digo-vos Free Your Mind!!!