quinta-feira, maio 25, 2006

Viajantes e Impostores ...

Devo desde ja' informar o leitor que neste caso eu sou o segundo.
O que pretendo dizer e' que neste momento me preparo para marcar Ferias e quem sabe ir para o estrangeiro. Mas fara isso de mim um viajante? Eu ja' havia respondido quando comecei esta entrada, não. sou apenas um impostor, quando viajo fico em hoteis ou resorts com algum luxo, e com comodidades que não tenho todos os dias. E e' exactamente isso que faz de mim um impostor pois eu não conheço as pessoas dos sitios onde estou o suficiente, e não sei se e' dificil viver nos locais que visito, e todas as pessoas tentam ser simpaticas para mim como o cliente que sou, so' vejo da cidade aquilo que e' turistico, e pouco mais.
Sera' que e' possivel sentir melhor o pais ou a cidade que visitamos no estrangeiro em ferias? acredito muito sinceramente que não. Mas se nos deslocarmos como imigrantes, vamos sentir a cidade como ela e', se os transporte publicos funcionam, se um estranho espera com uma porta aberta por nos, se existe simpatia sem retorno monetario, se os bairros degradados são antros de crime ou apenas locais onde se encontram os cidadãos de maior infortunio, e se o estado cuida deles dignamente, mostrando desta forma a realidade de uma sociedade, que nos e' escondida enquanto turistas.

8 comentários:

NAM disse...

Já que começaste o post sendo honesto, poderias terminá-lo com a mesma atitude.
Quem raio quer saber essas coisas?
Estamos de férias, o que queremos é marisco na cadeirinha da praia, piscina com música ambiente, mordomias no hotel, etc...
Para conhecer países dessa maneira que falas, existem atlas, enciclopédias e outros livros. Existem até sites na net escritos por esses tais "viajantes".
Deixa esse trabalho para sociólogos, antropólogos e outros licenciados que, coitados, foram obrigados a estudar anos a fio para que tu pudesses chegar ao Hotel no país escolhido e usufruir de mordomias enquanto lês comodamente o livro que compraste no Jumbo de Alfragide!!!

Artur disse...

Porque me irrita quando alguem diz que Paris e' lindissima, e tudo o que viu foi a Av. Foch, e a torre eifel, e um espolio roubado no Louvre (Sim "Da Vinci" não era Frances). Porque acho irritante alguem que acha que Portugal, não e' mais que arredores dos Jeronimos.

Porque me chateia mais ainda alguem que diz que gosta de viajar para conhecer outras culturas, por isso apesar de Impostor, não quero mais que praia e Sol, pois detesto ser uma fraude !!!

Rivera disse...

Bem eu nem vou comentar porque parece-me que o artur está irritado.
Se ele fosse mulher eu diria que estava "naquela altura do mês"...
Pessoal se o artur perguntar eu nunca aqui estive, ok?

JAP disse...

Gosto de conhecer novas culturas = ouvi dizer que as praias lá são fantásticas.

Ora se viajar em férias é para descansar, então o que tens de fazer é passar o tempo de papo para o ar. Caso contrário não são férias mas sim um estudo sobre o país em causa!LOL

Para que é que queres saber isso? Tencionas concorrer à presidência o dito país? Aproveita o que eles têm para te mostrar e satisfaz-te com isso.

Artur disse...

Rivera, como ja' te disse anteriormente, eu sou o gajo mais simpatico do mundo mas, ninguem conte comigo para mentir em relação aquilo que vejo ou sinto...

Mas quem me conhece sabe que eu sou um gajo que gosta de lutas desesperadas e batalhas perdidas, olha a quantidade de Agencias de Viagem que existem, acho que esta e' mais uma batalha perdida .... :))

Rivera disse...

A verdade é que se queremos realmente conhecer um país não nos devemos enfiar num hotel de 4/5 estrelas e andar da piscina para a praia. Para isso fazes como eu vou fazer para o ano que vem, agarro na mochila, e vou de comboio visitar vários países e dormir em pousadas ranhosas e andar, andar e andar. Ai sim conhece-se o "interior" de um país, agora se nos enfiamos num hotel... nicles!

Artur disse...

Apesar de eu não referir. Eu estou de acordo contigo, e devia ter sido incluido no texto, que o Interrail, ou outro tipo de ferias mais "economicas", te aproximam mais das pessoas. E não vais na condição de "O gajo que paga o ordenado".

Uwish4 disse...

olá, boa noite... já tá a gravar?...

ora.. eu gostava de ir de férias assim .. pros sítios que tu vais... se fizeres questão tb posso me queixar e vestir uma t-shirt escrita com "impostora a bordo" ou mesmo "não me perguntem nada que não sei onde tou nem quem vocês são" ou mesmo "eu cá só vim pela piscina, camarões e panachê"...

tens pra troca?